Blog

Como construir uma carreira na área tributária?

img6_artigo

Ao longos dos anos, muitas pessoas questionam aos profissionais que atuam no setor se é possível construir uma carreira na área tributária e de que forma poderiam obter sucesso. Muitos profissionais vêem um desafio muito grande em ingressar na área, pois a complexidade do sistema desencoraja os mais inexperientes. No entanto, existem alguns pontos em relação à uma carreira tributária que merecem destaques. Eles não são únicos, mas são resultados de alguns anos de estudos, observação e vivência.

Formação

Bom, normalmente, os profissionais que atuam nesta área são graduados em Ciências Contábeis. Também há profissionais com graduação em Administração, Direito e Economia. Se o profissional for responsável técnico da empresa, ou seja, quem assina as demonstrações contábeis, ele deverá possuir o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade – CRC. Atualmente para obter o registro o candidato deverá concluir a graduação em Ciências Contábeis e realizar o exame de qualificação profissional que ocorre periodicamente em todo país.

Há duas categoria de registros profissionais: Técnicos em contabilidade e contador. No entanto, os cursos técnicos não dão mais direito ao registro profissional, sendo necessário ser graduado na área.

É recomendável também uma pós-graduação na área tributária, pois a graduação nem sempre aborda com profundidade o tema. Há diversos cursos de pós-graduação com ênfase em tributos. O interessante é verificar a ementa do curso, a pontuação na CAPES e o currículo dos professores. Desta forma, haverá mais segurança no investimento realizado. Pois uma pós-graduação demanda tempo e dinheiro, além de influenciar o futuro.

Além disso, é recomendável a participação em cursos práticos, palestras, worshops para a constante atualização e troca de ideias. Alguns destes eventos são gratuitos e muito interessantes.

Perfil profissional

O contador tem fama de ser metódico, discreto, reservado e trabalhar sob muita pressão. Para os especialistas na área tributária, acrescenta-se a capacidade de analisar os fatos e propor soluções. A interpretação da legislação tributária pode causar muitas discussões e sai na frente aquele que tem um bom argumento e domínio do conteúdo. Destaque também para a ética, honestidade, integridade e comprometimento.

Cargos

Independente do cargo que ocupa, um bom profissional da área tributária busca formas de economia tributária, apresentando oportunidade de diminuição da carga tributária, riscos nas operações e evitando gastos desnecessários. A estratégia deve fazer parte do cotidiano de cada um destes profissionais que possuem como desafio as constantes alterações na legislação tributária e no mercado.

Alguns dos cargos da área tributária

– Consultor em Planejamento Tributário
– Gerente Tributário
– Controller
vAdvogado Tributarista

Remuneração

Nos últimos anos, o que se vê é uma ascensão dos profissionais contábeis no mercado devido às pressões por transparência nas informações econômico-financeiras divulgadas e o aumento das fiscalizações por parte dos órgãos governamentais. O profissional da área tributária será remunerado de acordo com a experiência que possui. Os cursos e atualizações são muito importantes, mas a teoria tem que estar aliada à prática para que o profissional tenha seu valor reconhecido. Portanto, é possível alcançar um salário executivo, mas o sucesso demanda tempo, esforço, determinação e experiência. Lembre-se ao iniciar a carreira que o sucesso é um caminho a ser percorrido e que este caminho não costuma ser curto.

Como se destacar

Antes de mais nada, o profissional deverá entender as operações da empresa. De nada vale conhecer toda a legislação tributária se não souber quais leis, normais, decretos, por exemplo, se aplicam à empresa. Ser um especialista em uma empresa, é conhecer a empresa e buscar dentro da legislação formas legais de oportunidades de economia tributária. A remuneração e a carreira serão consequências de muito trabalho e pesquisa.

Por fim, destaca-se que o interesse pela área tributária e a paixão pelo trabalho podem conduzir o profissional naturalmente ao sucesso.