Blog

Condomínio: da sindicância à auditoria

Condomínio: da sindicância à auditoria

Temos nos deparado com um expressivo aumento nas solicitações de propostas para auditoria em Condomínios. As razões são diversas, indo desde a não compreensão do que está apresentado nas prestações de contas até a não aprovação das mesmas pelo Conselho Fiscal e Consultoria.

Administrar um condomínio não é tarefa fácil, pois sempre haverá, para início de conversa, a pressão exercida pelos condôminos visando evitar aumentos nas taxas condominiais, ou mesmo, obter a redução da referida taxa.

Executar uma boa auditoria das contas do condomínio não é um serviço fácil, e seu resultado sempre trará a todos certo tipo de desconforto, que por vezes poderá fazer com que se leve um tempo maior para ser digerido. Isso ocorre também com o relatório do auditor, principalmente por se tratar de um período pretérito, em que muitos condôminos já não tem uma lembrança viva do ocorrido.

O que o auditor recomenda ao final da cada ponto levantado pela auditoria, visa à melhoria na sindicância do condomínio, em que tanto o síndico como os demais membros da Administração, estejam sempre atentos a observar se os atos e ações efetuados estão dentro do que do que determina a Convenção, o Regimento Interno e as decisões tomadas em Assembleia, se a Convenção e o Regimento estão atualizados, se as receitas e principalmente as despesas ordinárias estão dentro dos limites que estão previstos no orçamento aprovado pela Assembleia.

Uma boa sindicância abre portas ao síndico para adentrar com segurança, no campo das reduções de despesas e otimizar os recursos, sem perder a qualidade dos serviços no condomínio. Dentro deste cenário, recomendamos que o condomínio adote o processo de Compliance (estar em conformidade com), como ferramenta para se obter a excelência na sua gestão, trazendo maior transparência e equidade nas suas prestações de contas, possibilitando ainda, a busca pela otimização dos recursos existentes e a efetiva redução das despesas.

Além disso, o Compliance elimina a necessidade da contratação de uma auditoria, uma vez que atua preventivamente, enquanto a auditoria é de natureza defectiva. Outra vantagem se dá no impacto das suas ações, onde o Compliance trará um conforto não só aos gestores do condomínio, mas também aos condôminos.