Blog

Construindo uma carreira na área tributária.

imagem_artigo2112

É comum receber perguntas de pessoas que querem ingressar na área tributária. São jovens graduando, pessoas que desejam fazer uma transição na carreira e aqueles que acreditam que tributos tem potencial para pagar um bom salário. Qualquer que seja o motivo para ingressar na área tributária é preciso ter em mente:

“Todas as mudanças trazem consigo um grau de incerteza e possível ameaça.”

Uma carreira na área tributária exige postura, muita dedicação e responsabilidade. O perfil do profissional que atua na área tributária possui algumas características que devem ser consideradas por aqueles que desejam trilhar este caminho. Se o foco é apenas os bons salários e benefícios, estes existem sim. Mas não há remuneração no mundo que livre alguém do desgaste emocional de não trabalhar com o que gosta. O trabalho precisa fazer sentido para quem o executa.

Características do profissional da área tributária

Gostar de ler. O profissional precisará ler o tempo todo. Não importa quantos anos tenha de carreira, vai precisar ler, pesquisar, se atualizar. Ler leis pode ser algo extremamente maçante. Mas é vital para aqueles que desejam ingressar na carreira. Quem deseja ingressar nesta área deverá ler algumas leis e normas e se perguntar se quer ter contato com este tipo de leitura durante anos da sua vida.

Responsabilidade. Se alguém não faz o próprio trabalho, outra pessoa precisará fazer. Na área tributária, porém, há prazos muito apertados, multas, autuações e fiscalizações. Pessoas que não possuem compromisso com a equipe e com os prazos a serem cumpridos, logo são desligadas por sobrecarregarem ainda mais uma equipe já com pouco tempo e muita responsabilidade.

Ética. O termo “gerenciamento de resultados” é usado no mercado para manipulações dos números contábeis. Haverá momentos em que a tentação de gerenciar resultados para diminuir o valor dos tributos devidos será muito grande. No entanto, nestes momentos, a ética deverá prevalecer. É preciso fazer o que é correto, em qualquer circunstância. Um profissional sem ética não é respeitado pelos seus pares, nem pelos seus gestores. É um caminho que conduzirá o profissional a um fim de carreira indigno.

Trabalhar sob pressão. Na área tributária tudo muda o tempo todo. A pressão é gigantesca. É preciso saber trabalhar em equipe, sob pressão e consciente de que está fazendo o certo. A área tributária depende da integração com outras áreas, é preciso saber se comunicar, coordenar as equipes e apresentar resultados consistentes.

Para construir uma carreira tributária é necessário ter consciência de que as incertezas sobre a legislação tributária são muitas e que as ameaças de demissão, fiscalização e multas fazem parte do dia a dia. Mas para o profissional que acredita no que faz, faz o que é preciso e não apenas gosta do que faz, as oportunidades surgirão e ele estará preparado para elas. Não adianta estudar muito sobre tributos, idealizar uma carreira na área tributária sem saber como é a realidade cotidiana dos profissionais que atuam nesta área.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).