Blog

Informativo tributário nº 30 – Juros sobre capital próprio e retenção de IRRF pela fonte pagadora

Juros sobre capital próprio e retenção de IRRF pela fonte pagadora

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 329

Data da publicação: 02 de dezembro de 2014
DOU: nº 233, de 2 de dezembro de 2014, Seção 1, pag. 11
Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ
Ementa: JUROS REMUNERATÓRIOS DO CAPITAL PRÓPRIO. DEDUTIBILIDADE. LIMITE TEMPORAL. REGIME DE COMPETÊNCIA. PATRIMÔNIO LÍQUIDO. EXERCÍCIOS ANTERIORES. IMPOSSIBILIDADE.
Para efeito de apuração do lucro real, é vedada a dedução de juros, a título de remuneração do capital próprio, que tome como base de referência contas do patrimônio líquido relativas a exercícios anteriores ao do seu efetivo reconhecimento como despesa, por desatender ao regime de competência.
Assunto: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL
Ementa: JUROS REMUNERATÓRIOS DO CAPITAL PRÓPRIO. DEDUTIBILIDADE. LIMITE TEMPORAL. REGIME DE COMPETÊNCIA. PATRIMÔNIO LÍQUIDO. EXERCÍCIOS ANTERIORES. IMPOSSIBILIDADE.
Para efeito de apuração da base de cálculo da CSLL, é vedada a dedução de juros, a título de remuneração do capital próprio, que tome como base de referência contas do patrimônio líquido relativas a exercícios anteriores ao do seu efetivo reconhecimento como despesa, por desatender ao regime de competência.


SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 271

Data da publicação: 2 de dezembro de 2014
DOU: nº 233, de 2 de dezembro de 2014, Seção 1, pag. 10
Assunto: Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – IRRF
Ementa: FONTE PAGADORA. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
Fonte pagadora, à luz da legislação do imposto de renda, é a pessoa jurídica ou física que credita ou entrega os valores ao beneficiário, cabendo a ela, portanto, a retenção e o recolhimento do IRRF, a obrigatoriedade de apresentação da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) e a entrega do respectivo comprovante de rendimentos e do valor do IRRF ao beneficiário do rendimento.

Serviço - Revisão fiscal


Solicite uma visita sem compromisso, conheça nossa equipe, nossos serviços e descubra como podemos ajudá-lo a ter segurança tributária e a otimizar os seus recursos.


Notícias curtas

  • Portaria MF nº 488/2014 reduz para 17% (dezessete por cento) a alíquota máxima da tributação da renda no conceito de país com tributação favorecida e regime fiscal privilegiado.
  • Portaria RFB nº 2047/2014 dispõe sobre solicitação e emissão da Requisição de Informações sobre Movimentação Financeira – RMF, instituída pelo Decreto no 3.724, de 10 de janeiro de 2001.
  • Parecer Normativo nº 10/2014 analisa as características da incidência do adicional da alíquota da Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Serviços do Exterior (Cofins-Importação) instituído pelo § 21 do art. 8º da Lei nº 10.865, de 30 de abril de 2004.