Blog

O Capital Intelectual e as mudanças nos procedimentos contábeis

O Capital Intelectual e as mudanças nos procedimentos contábeis

Os sistemas de gestão empresarial vêm mudando nas últimas décadas. Os processos estão se sofisticando não apenas por causa da tecnologia que as empresas têm acesso. Também há mudanças na forma de ver as relações de trabalho, o pensamento político, econômico e até mesmo o posicionamento como indivíduo na sociedade.

Talvez o maior desafio do homem hoje seja conciliar todos os papéis que possui. E como não poderia ser diferente, isto afeta sua vida profissional, pois as pessoas estão buscando respeito, informação, reconhecimento e não apenas recompensas financeiras. Os indivíduos desejam se sentir bem em seu ambiente de trabalho, almejam sucesso na vida profissional sem ter que abrir mão da vida pessoal.

Por outro lado, as empresas incentivam seus colaboradores a terem ética, transparência e engajamento. E estão reconhecendo o valor da lealdade num mercado em que os talentos devem ser retidos, pois não há mão de obra qualificada suficiente para atender a demanda.

Desta forma, uma empresa preocupada com a competitividade e melhoria contínua na sua gestão sempre considera o Capital Ambiental nas suas estratégias. O Capital Intelectual, juntamente com o Capital Estrutural eCapital de Relacionamento compõem o Capital Ambiental. Cada um deles considera os aspectos intangíveis que permitem a empresa a operar de forma eficiente e eficaz.

A Contabilidade não fica a margem destas estratégias. Os profissionais contábeis são continuamente pressionados por melhores desempenhos e atualizações constantes. Mas as mudanças dos procedimentos contábeis e societários e bem como da legislação fiscal são muitas, o que torna o desafio de saber, entender e aplicar estas mudanças maior. Como se adequar à nova realidade sem sucumbir às pressões do mercado? Como otimizar o tempo? Como aproveitar as ferramentas disponíveis para melhorar o desempenho? Com tantas informações disponíveis, quais são as essenciais?

Nesta hora, uma das opções é uma equipe bem preparada, com conhecimentos múltiplos, objetivos em comum e trabalho em conjunto. Também não deve ser descartada a possibilidade da contratação de uma assessoria para a exposição de opinião externa. Porém, a própria empresa deverá ser capaz de tomar decisões e atuar nos processos do dia a dia, deixando para discutir as excepcionalidades, os chamados “casos especiais”, com externos.

As mudanças contábeis estão mudando o perfil dos profissionais que atuam na área. E estas mudanças não serão as únicas, elas continuarão acontecendo, forçando uma adaptação dos indivíduos e valorizando a mão de obra qualificada. Tanto os procedimentos contábeis quantos os profissionais contábeis qualificados terão espaço garantido nas pautas das reuniões das empresas.