Blog

Nova diretriz curricular de Ciências Contábeis integra matérias de tecnologia da informação.

Objetivo da mudança é permitir que os estudantes utilizem a tecnologia para aprimorar a análise de dados contábeis.

A crescente influência da tecnologia da informação no campo contábil impulsionou uma reformulação na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis.  

A nova diretriz, anunciada no início de abril, destaca a importância crucial de capacitar os estudantes com habilidades em tecnologia da informação.

O objetivo é aprimorar a qualidade e eficiência da análise de dados contábeis e preparar os alunos para um mercado de trabalho em constante evolução.

Para entender melhor o impacto dessa mudança e suas implicações, o Portal Contábeis entrevistou o especialista em tecnologia, Helio Donin Jr., que compartilhou insights valiosos sobre o assunto. Confira.

Como a inclusão de matérias voltadas para análise de dados pode impactar a formação dos estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho?

É de conhecimento de todos que o nosso atual nível tecnológico  está bastante elevado, principalmente após a pandemia, cujas ferramentas evoluíram de forma exponencial. Todas as áreas foram intensamente atingidas por avanços significativos com a tecnologia. A Tecnologia não é a atividade-fim das profissões, porém é uma sensacional ferramenta para otimizar os processos. Na contabilidade, por ter grande impacto na manipulação de dados, essas ferramentas mudam significativamente a velocidade e qualidade dos resultados. Por isso a boa formação dos estudantes na área tecnológica é fundamental para um profissional moderno.

Quais são as principais competências e habilidades que os estudantes de Ciências Contábeis devem desenvolver ao longo dessas novas matérias para estarem preparados para atender às demandas do mercado?

Sem dúvida dominar os sistemas governamentais e os sistemas base para execução do trabalho é fundamental, mas não podemos esquecer que “ir além” pode ser um diferencial bastante competitivo no mercado de trabalho. Devemos estar sempre atentos às novas ferramentas e soluções de questões da execução do trabalho.

A matriz curricular inclui a aplicação de Big Data, Data Analytics, Data Visualization e Inteligência Artificial. Como essas ferramentas ajudam na geração de informações contábeis relevantes?

A aplicação dessas tecnologias de ponta aceleram muito o trabalho do profissional e proporcionam maior qualidade nas informações, portanto é fundamental que o profissional moderno tenha domínio dessas ferramentas, inclusive integrando-as para atingir os seus objetivos e efetuar uma entrega eficaz e de acordo com os melhores padrões do mercado.

Quais mudanças práticas na abordagem do ensino e aprendizado das disciplinas tradicionais de contabilidade podem ser necessárias para integrar efetivamente conceitos e técnicas de análise de dados?

Entendo que o ensino deva estar alinhado com as ferramentas tecnológicas mais modernas do mercado para proporcionar ao aluno uma experiência de trabalho adequada. Um fator importante e fundamental é o ensino transferir a cultura de utilização de ferramentas tecnológicas de ponta e instruir ao aluno que ele deve sempre estar na busca e testar novas ferramentas que possam proporcionar mais eficiência e melhores resultados para o seu trabalho. Por fim a “impaciência” tecnológica na busca por novas soluções deve ser constante na vida profissional.

Fonte: Portal Contábeis


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).