Blog

Você já ouviu falar sobre “work life balance” ou “work life integration”?

img_artigo

Work life balance é uma expressão que poderia ser traduzida como equilíbrio entre a vida e o trabalho. O trabalho é apenas uma parte da vida de alguém. Se você encontrou o seu propósito na vida, mesmo que por algum momento, e está relacionado ao seu trabalho, você consegue dar significado ao que você faz no dia a dia. No Brasil, os contratos de trabalho possuem em média 40 a 44 horas semanais, se os funcionários forem mensalistas.

Se você considerar que a semana possui 168 horas, 44 horas não parecem muitas horas. Mas acrescente a esta análise o tempo de deslocamento. Algumas pessoas gastam mais de 3 horas por dia no trânsito se deslocando para o trabalho. O fato é que o equilíbrio entre a vida pessoal, acadêmica e profissional não é tão simples, até porque não depende apenas do indivíduo.

No entanto, muitas pessoas já consideram hoje o tempo de deslocamento, as políticas da empresa e o que elas querem realmente fazer da vida antes de aceitarem uma oferta de emprego. Ter uma vida equilibrada afeta a saúde física e emocional do indivíduo. Listo aqui 3 atitudes totalmente desnecessárias e que prejudicam este equilíbrio:

“Você está desmotivado?”. Mesmo que a fala seja feita em tom de brincadeira, é totalmente desnecessário, e até mesmo constrangedor, fazer esta pergunta para um colega de trabalho. As pessoas possuem vida após o trabalho. Se ela cumpriu o horário dela, foi produtiva, por que deveria trabalhar todos os dias até as 8 horas da noite?

Banco de horas que existe, mas nunca é utilizado. Algumas empresas não pagam hora extra e preferem oferecer banco de horas para os funcionários. Porém, os funcionários não conseguem utilizar o banco de horas quando precisam. É sempre quando, e se, for do interessa da empresa. O combinado não é caro, mas tanto a empresa quanto o funcionário precisam ganhar neste jogo. É possível que seja um ganha-ganha.

Reuniões que iniciam próximas dos horários de almoço ou do fim do expediente. Reunião com mais de 3 pessoas, sendo estas de departamentos diferentes, dificilmente durará apenas 30 minutos. Por que marcam reunião para 11:30h ou 17:30h? As pessoas possuem compromissos na hora do almoço, depois do expediente. Não é possível agendar em outro horário?

Além destas atitudes, é preciso aceitar que as pessoas possuem vida própria e não devem pensar apenas no trabalho. Claro que é preciso responsabilidade e compromisso no ambiente de trabalho. Mas não é preciso se sentir obrigada a viver em função do trabalho. As pessoas trabalharão 40 anos antes de se aposentarem. A empresa oferecerá estabilidade? Alguma garantia? Por que usar o seu tempo livre em um lugar que você não sabe por quanto tempo ficará? Destaco aqui, algumas verdades:

Vida pessoal e social. As pessoas possuem vida pessoal e social. Elas são namoradas(os), esposas, maridos, filhas(os) de pais idosos, pais, mães, amigas(os)… Sim, as pessoas possuem horário para buscar os filhos na escola, vão ao médico, precisam ir ao mercado.

Mesmo se quiserem ir para casa ver novela, é um direito delas depois de um dia de trabalho árduo.

Vida acadêmica. Para crescer profissionalmente é preciso estudar. Claro que o ambiente de trabalho ensina muito. Mas é preciso ter certificados e diplomas para crescer na carreira. Quem fica o tempo todo trabalhando, perde a oportunidade de crescer. Para ter novas ideias é preciso ter contato com outras pessoas, outros ambientes. Geralmente, as empresas que exigem mais do seu tempo são as mesmas que não vão promover você porque você não estudou o suficiente.

Ter tempo para cuidar de si e realizar outros projetos não significa que o funcionário não gosta do trabalho que faz, não se dedica ou está desmotivado. Ter uma vida pessoal, social e acadêmica, significa que existe um ser humano em construção e que o trabalho é uma parte do todo, mas não é o início e o fim do propósito da vida dele.

Planeje, faça planos e tenha compromisso, tanto com sua vida profissional, quanto com sua vida pessoal. A busca pelo equilíbrio tornará você uma pessoa mais realizada e produtiva.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).