Blog

Levantamento Físico de Ativo Imobilizado – Empresa Especializada.

A importância de realizar o Inventário dos Bens Patrimoniais.

Por Walber Sousa | Consultor Empresarial

O Controle Patrimonial

Controle de Patrimônio, também conhecido como Controle do Ativo Imobilizado, tem por objetivo concentrar todas as informações possíveis de forma ordenada e organizada de todos os bens do Ativo Imobilizado.

Legislação Contábil por meio de pronunciamentos (CPC’s) define que os bens a serem administrados no Controle Patrimonial devem ter valores superiores a R$ 1.200,00, além de atender a outros critérios entre eles a vida útil ser superior a 01 anos, entretanto, grande parte das empresas optam por controlar todos os Ativos independente do valor, considerando o critério de controle físico.

Características do Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado, ainda tratado como Ativo Fixo, tem por finalidade a operação da empresa, ou seja, sua existência na empresa é para que a empresa possa entre outras atividades, produzir, expor, transportar e armazenar seus produtos e serviços.

O Ativo Imobilizado é tratado e sub-dividido em Contas Contábeis, dentre as principais, podemos citar:

  1. Edifícios e Construções
  2. Terrenos
  3. Máquinas e Equipamentos
  4. Móveis e Utensílios
  5. Veículos
  6. Obras em Andamento
  7. Equipamentos de Informática
  8. Entre outros
  9. O mapeamento e a catalogação das Informações

Para a realização de forma eficiente do projeto de Levantamento Físico do Ativo Imobilizado, é fundamental a realização de reuniões pré-liminares entre a empresa contratante e a empresa especializada na realização do Inventário Geral do Ativo Imobilizado, para que as necessidades sejam expostas e com certeza complementadas com a expertise da empresa Contratada.

Alguns pontos são fundamentais para o êxito do projeto, entre eles citamos:

  1. Reunião de Kick-off
  2. Mapeamento dos bens a serem inventariados
  3. Mapeamento das áreas onde será realizado o Inventário
  4. Necessidades da empresa com o projeto
  5. Definição das informações a serem catalogadas
  6. Entre outras
  7. Relatórios consistentes e conciliados

Ao final de todo o levantamento de campo, é de grande importância que a empresa contratante disponibilize a empresa contratada relatórios mesmo que planilhas extra-contábeis com informações existentes sobre os bens inventariados, pois diante disso será possível realizar uma conciliação e verificar a inexistência ou não identificação de bens que estavam sob poder da empresa.

Relatórios informais mesmo que estejam em desacordo com os números da Contabilidade, são válidos para essa etapa do projeto.

Após todo o confronto das informações e o saneamento de bens identificados no cruzamento das informações, então, será possível apresentar o relatório final dos bens inventariados.

Todas as informações colhidas e apresentadas de forma uniformizada, a partir do inventário físico deve ser mantida sempre atualizadas, ou seja, sempre que houver movimentações, sejam elas, transferência entre unidades ou centro de custos, aquisições ou mesmo baixas, essas movimentações devem ser inseridas no novo controle de bens do Ativo Imobilizado.

Fonte: administradores.com


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).