Blog

A desorganização das organizações

A desorganização das organizações

Ao longo destes mais de 10 anos nas áreas contábil e tributária notei que alguns problemas eram semelhantes nas empresas. Vi problemas se repetindo em pequenas, grandes, médias, empresas multinacionais e familiares. Não importava o tamanho ou a atividade.

Algumas estavam efetivamente empenhadas em solucionar os problemas existentes, outras, já tinham se acostumado com eles. O fato é que vi, entre as bem-intencionadas, um gasto enorme de tempo, energia e dinheiro com as consequências do problema. Ora, se uma dor de dente me causa dor de cabeça, devo ir ao dentista, de nada me adiantará os remédios para a consequência (dor de cabeça). Pelo contrário, necessitaria de doses cada vez maiores de remédio, já que as mesmas não estavam fazendo efeito, o que, possivelmente, causaria uma intoxicação.

Parece ser algo simples. Mas não é. Muitas empresas compram software famosos, caros, “completos” esperando que os mesmos trabalhem sozinhos. Já avançamos muito em relação a Inteligência Artificial, no entanto, ainda não estão disponíveis no mercado, sistemas que funcionem completamente sem o auxílio de um humano. Então, quando vejo um sistema destes em uma empresa sem alguém que saiba utilizá-lo, não consigo compreender porque o mesmo foi adquirido!

Ao adquirir estes sistemas é preciso implantá-los e ensinar uma equipe que entenda as funcionalidades deles. Mas vejo que muitos não usam nem mesmo a metade dos recursos que possuem. São sistemas subutilizados, bem como vejo pessoas subutilizadas também. E este deveria ser o primeiro passo.

O segundo passo seria a criação de uma metodologia para quem opera o sistema. É preciso que cada um saiba o que fazer, como fazer e como isso impacta no trabalho dos demais. Parece muito simples, mas não é o que tenho visto ao longo dos anos. Com isso, a empresa perde produtividade, perde oportunidades e, consequentemente, dinheiro. O que ouço, quando sugiro que isto seja feito, é que as pessoas não têm tempo para treinamentos e acabam perdendo mais tempo ainda por não saberem processos que facilitariam a vida de todos, visto que os processos dependem uns dos outros para ter continuidade.

É preciso organização nas empresas, reestruturar processos desde a base, por mais simples que pareça. As pessoas precisam saber além do cargo que possuem, as funções que se espera que elas desempenhem. Não há nada de novo nisso, mas é algo que não tem sido utilizado mais.

 


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).