Blog

Análise SWOT através da Contabilidade

img8_artigo

Antes de pensar em planejamento estratégico, é preciso compreender o contexto em que ele está inserido. A estratégia é uma palavra utilizada para sinalizar que a empresa preocupa-se com o seu desempenho, estabelece metas, está antenada com o que acontece no mercado, entre outros aspectos. No entanto, este investimento de tempo, recursos humanos, financeiros e tecnológicos, vem da necessidade das empresas de se manterem no mercado.

Atualmente, os concorrentes de uma empresa não são apenas aqueles próximos geograficamente. Com a abertura do mercado no Brasil e a consequente importação e exportação de serviços e produtos, os empreendedores brasileiros competem entre si e com as empresas concorrentes no exterior. O lado positivo é que há um mercado muito maior a ser explorado, o aspecto negativo é que há um número maior de empresas brigando por uma fatia deste mercado.

Com a concorrência tão elevada, aumenta também a necessidade de otimizar os recursos que a organização possui. Aumentar a margem de lucro, satisfazer os clientes, valorizar os funcionários, preocupar-se com as questões ambientais são tarefas cotidianas nas empresas e cresce a necessidade de uma gestão eficiente.

Esta eficiência seria exigida em todos os setores da empresa e, não somente, nas atividades fins. Desta forma, a contabilidade viu-se inserida no planejamento estratégico da empresa. O setor que antes efetuava os registros dos fatos contábeis, passou a ser incluído na pauta da empresa. Pois a contabilidade registra e controla as alterações patrimoniais, oferecendo importantes informações econômico-financeiras da organização, podendo ser comparada em diferentes períodos e até mesmo com os concorrentes.

O contador, passa então, a ter uma participação maior nas decisões da empresa. Uma postura proativa que aumenta a importância do seu trabalho. O contador deixa a função de registrar os fatos ocorridos na empresa para ser um importante aliado na tomada de decisões.
Esta mudança transforma o perfil do contador, traz em si uma mudança de cultura e de padrão de comportamento. Isto se reflete na contabilidade que passa a utilizar ferramentas estratégicas para contribuir com o desempenho da empresa. Desta forma, a contabilidade pode ser vista hoje como estratégica para a empresa.

Uma das ferramentas da administração estratégica que podem auxiliar a contabilidade é a Análise SWOT. Esta ferramenta expõe as forças e fraquezas internas das empresas e suas oportunidade e ameaças externas. Com isso, a empresa poderá analisar de forma global ou por setor suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Portanto, tente responder à seguinte pergunta: é possível utilizar a análise de SWOT como ferramenta para análise de ambiente interno e externo através da Contabilidade?