A queda no rendimento das famílias produziu um movimento no mercado de trabalho, fez com que aumentasse o número de brasileiros procurando emprego. Esse cenário pode ser surpreendente ou desanimador para muitos que buscam voltar ao mercado de trabalho estando acima dos 40 anos.
Quando se chega a uma determinada idade o mercado de trabalho se torna mais exigente e para isso, as pessoas devem mapear a área de atuação, fazer cursos específicos para o setor em que pretendem buscar trabalho, além de se qualificarem em conhecimento técnico para voltar a atuarem como profissionais. Muitas pessoas cometem o erro de ao abandonarem o mercado, perderem o contato com outros profissionais. É sempre bom e proveitoso ter um networking (rede de contatos) atualizado.
Dicas para quem quer voltar preparado ao mercado de trabalho
• Não fazer da idade uma desmotivação. Não pensar que está velho para conquistar um novo espaço no mercado de trabalho.
• Atualizar os conhecimentos. Participar de cursos, palestras, seminários, etc..
• Estar sempre informado sobre as mudanças tecnológicas. Procurar também usar os recursos das redes sociais que poderão ajudar a ampliar o networking.
• Fazer um bom currículo. Elaborar de forma direta e não deixe de informar as principais habilidades. Destacar o desempenho de líder ou de liderado que tenha causado mudanças positivas na época.
• Controlar o emocional. Se o emprego desejado demorar a chegar, não se desesperar. Lembrar sempre que existem outras pessoas buscando por mudanças, principalmente mais jovens.