Blog

Contabilidade é uma linguagem, mas tem comunicado o que?

img_artigo75

A contabilidade é considerada uma ciência que estuda, mensura, controla e registra o patrimônio. Quando pensamos em contabilidade, deveríamos pensar em fornecimento de informação para tomada de decisões. Porém, não me parece que esta comunicação tem sido eficiente. E isso me leva a algumas considerações.

O que seria o patrimônio?
Apesar de muitas pessoas considerarem como patrimônio apenas os bens e direitos (aqueles que a pessoa possui, mas está nas mãos de terceiros), no entanto, também precisam ser consideradas as obrigações que a instituição assumiu. Controlar e fornecer informações do patrimônio é um dos objetivos da contabilidade. Porém, com tantas mudanças ocorrendo, o que seria o patrimônio? A definição vem se alargando ou ainda podemos considerar os bens, direitos e obrigações que a instituição possui? Esta pergunta é importante, pois, se o patrimônio foi alterado, toda a contabilidade precisa analisar o impacto disso.

Quem são os usuários da contabilidade?
Os usuários podem ser considerados aqueles que desejam se relacionar de alguma forma com a instituição. Podemos separar estes usuários como internos e externos. Os usuários internos são aqueles que tomam decisão dentro da instituição. Os usuários externos são bancos, fornecedores, governo, ONGs, sindicatos, entre outros.

Será que a informação divulgada hoje atende às necessidades dos usuários?
Para responder a esta pergunta é necessário se perguntar quais são as necessidades dos usuários. Isto porque a contabilidade fornece informações econômico-financeiras. Mas estas informações apresentadas nos balanços, demonstrações de resultado e demais demonstrações representam a necessidade do usuário? Do contrário, estamos perdendo tempo e dinheiro para gerar uma informação que a ninguém serve.

Quando verificamos que a empresa possui uma liquidez preocupante, tomamos decisões a este respeito visando a continuidade da mesma. Porém, questões de sazonalidade, por exemplo, podem não ser detectadas em demonstrações anuais que apresentem apenas o saldo inicial e final de cada ano. Quais mecanismos são possíveis de serem usados para detectar estas deficiências e os seus possíveis ajustes? Com isso, a informação não apenas será tempestiva, como será útil aos usuários.

Como a tecnologia tem afetado esta linguagem? É preciso pensar em como estará a contabilidade e, consequentemente, a profissão contábil em 10 anos, por exemplo. As mudanças estão acontecendo e se a contabilidade não for mais necessária, ela não existirá. Será que a contabilidade desaparecerá no futuro?

Portanto, faz-se necessário analisar as mudanças que estão ocorrendo no patrimônio, nos usuários da informação e até mesmo na tecnologia para manter a utilidade da contabilidade. A contabilidade é uma linguagem, trata-se de comunicação e, portanto, precisa ser realizada de forma eficiente.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).