Blog

Dicas para ingressar no mestrado – Parte 2/2.

img_artigo117

O processo seletivo de cada instituição possui prazos e fases diferentes. Mas geralmente têm alguns elementos em comum. Antes de tratar de cada fase é importante saber qual instituição escolher.

Defina a instituição em que deseja fazer o mestrado. Verifique em sua cidade ou região quais instituições oferecem mestrado na área que você deseja. Se você já possui uma instituição em mente, é mais fácil. Verifique o edital dos processos seletivos dos anos anteriores. Verifique o período de cada fase e quais os requisitos.

Provas da ANPAD/ANPEC. Para fazer a inscrição em alguns processos seletivos, algumas instituições exigem que você faça uma prova externa. Em administração e ciências contábeis, geralmente, pedem uma prova da ANPAD, com uma pontuação mínima. Cada instituição define a pontuação mínima que você precisa fazer para poder se inscrever. Em economia, pedem uma prova da ANPEC, por exemplo. As provas da ANPAD acontecem 3 vezes ao ano, fevereiro, junho e setembro. Fique atento ao prazo de inscrição para fazer as provas. O resultado deverá sair antes de iniciar o processo seletivo do mestrado. Estas provas são classificatórias.

Provas específicas. Algumas instituições possuem provas específicas para quem deseja ingressar no mestrado. A instituição pode pedir uma prova externa (ANPAD/ANPEC) e/ou uma prova específica (controladoria, estatística, societária). Estas provas são classificatórias.

Escolha a linha de pesquisa. Algumas pessoas escolhem a instituição e, a partir daí, escolhe a linha de pesquisa. Outros já escolhem a linha de pesquisa e então buscam as instituições que oferecem pesquisa na área. Não importa o que você escolheu primeiro. O importante é que você saiba sobre qual área deseja pesquisar.

Verifique quem são os professores pesquisadores da área. Depois de escolher a linha de pesquisa verifique o que os professores daquela área estão pesquisando. É possível verificar através do Lattes deles as últimas publicações. Elaborar um projeto em linha com que o já está sendo pesquisado aumenta a sua chance de aprovação.

Elabore o projeto de pesquisa. Grande parte das instituições solicita um projeto de pesquisa do candidato. Elas costumam divulgar nos sites o modelo do projeto que desejam. Elabore um projeto em linha com o que já está sendo pesquisado pela área e o professor que você deseja que seja seu orientador no mestrado. Peça para algum professor, mestre ou mestrando revisar o seu projeto.

Entrevista. A fase final é composta de análise de currículo e entrevista. Faça seu currículo Lattes e vá para entrevista com o máximo de conhecimento que conseguir sobre o seu projeto, o programa de mestrado da instituição que deseja ingressar e as pesquisas já realizadas pelo seu futuro orientador. Diga como você pode contribuir para a pesquisa da instituição.

Nem sempre você será aprovado na primeira tentativa de ingressar no mestrado. É importante não desanimar e pedir um feedback da banca examinadora ao final de cada “não” para poder se preparar melhor para o próximo processo seletivo.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).