Blog

Em tempos de crise, mantenha a formação.

Em tempos de crise, mantenha a formação.

Sempre me interessei muito pelos pássaros migratórios. Queria saber de onde eles vinham e porque tinham que se mudar durante o inverno. Nós, humanos, não nos mudamos. E alguns outros animais também não. Pesquisando sobre o assunto, soube que a viagem é perigosa e que nem todos sobreviverão e chegarão ao destino final.

Mas todos os anos, milhões de pássaros realizam esta viagem. Alguns estudiosos procuram entender porque estes pássaros migram e quando começou esta migração. O que me chama a atenção é que estes pássaros migram para os trópicos no inverno, porém voltam para a América do Norte. E no ano seguinte, viajam novamente.

Lembrei-me dos pássaros migratórios quando a crise econômica começou no Brasil. Confesso que a crise econômica nos Estados Unidos, em 2008, não me fez refletir sobre o impacto do nosso posicionamento pessoal na crise. Mas a crise no Brasil, fez-me perceber que devemos manter a formação quando estamos em uma viagem difícil na busca de um lugar melhor.

Todos os dias tenho notícias de pessoas que estão sendo demitidas, empresas que estão fechando as portas e até mesmo famílias que estão indo embora do país. Num momento de caos, incerteza e desequilíbrio econômico é natural que as pessoas se agitem, se preocupem e tentem não ser afetadas pelo mau tempo.

No entanto, para realizar a viagem, os pássaros precisam manter a formação. Desta forma, as turbulências do ar e do mau tempo não causam tanto impacto no grupo quanto causaria se cada um fizesse a viagem sozinho. Quando um pássaro está cansado, ele cede seu lugar para que outro assuma e permanece na formação, mas em um lugar em que não se exija tanto dele.

É difícil pedir calma em momento de crise econômica, moral e ética. O primeiro impulso quando o inverno se aproxima, é sair em busca dos trópicos. Mas fazer essa viagem sozinho é mais cansativo, perigoso e pode ser fatal. Viajar juntos em busca de um lugar melhor aumenta a chance de sobrevivência. Preocupar-se excessivamente, pensar que está sozinho, ter pensamentos negativos a respeito da empresa, do país e da economia não resolverá o problema. É inverno agora, mas ele não dura para sempre. E com ele há sempre a possibilidade de uma viagem com novas oportunidades e desenvolvimento pessoal e profissional. O inverno chegou, mas não ficará para sempre.

Os pássaros migram todos os anos. Nós, migramos sempre que sentimos que o mau tempo se aproxima. Não sabemos quantas vezes faremos esta viagem ao longo de nossas vidas, mas certamente não será uma única vez. E mesmo que digam que os tempos mudaram, que as mudanças climáticas, a poluição dos lagos ou qualquer outro fator humano ou ambiental têm afetado o comportamento dos pássaros migratórios e que, portanto, não é mais um bom exemplo de liderança e motivação, lembre-se: faz parte da natureza destes pássaros migrarem. Mesmo que hoje a viagem seja mais difícil devido aos fatores externos e às limitações fisiológicas, a necessidade de voar permanece. É tão natural para eles quanto a própria existência.

Então não se esqueça: mantenha a formação em tempos de crise. Se está cansado por ser o que vai à frente do grupo, troque de lugar, mas mantenha a formação.

 


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).