Blog

Enquadramento de atividade econômica no Simples Nacional.

flat lay Office desk table of modern workplace with laptop on wooden table, top view laptop background and copy space on wooden background, White desk office with laptop, smartphone and other work supplies on wood desk, laptop background

Uma das dificuldades iniciais é o enquadramento da atividade no Simples Nacional. Antes de fazer a opção pelo Simples Nacional, a empresa precisa verificar se o faturamento está dentro do limite permitido, se não há sócio domiciliado no exterior, sócio pessoa jurídica e atividades que a impeçam de ingressar no Simples Nacional, por exemplo.

Não havendo estes impedimentos, é preciso verificar se não há débitos em aberto em relação a tributos federais, estaduais e municiais. Neste caso, é possível fazer um parcelamento antes da opção pelo Simples Nacional que ocorre me janeiro de cada ano. Ao pagar a primeira parcela do parcelamento, a empresa obtém uma certidão positiva com efeito de negativa em relação aos tributos. O não pagamento e o não parcelamento dos débitos impedem a empresa de ingressar no Simples Nacional.

Após o deferimento do pedido para ingressar no Simples Nacional, a empresa deverá fazer a apuração mensalmente. É muito importante enquadrar a atividade no anexo correto do Simples Nacional. O ideal é estimar em qual anexo e quanto a empresa pagará de Simples Nacional antes de fazer a opção. O planejamento tributário poderá indicar qual é o melhor regime tributário da empresa. Com isso, evita-se que a empresa recolha o tributo a maior ou a menor. Apesar de muitos empresários insistirem em optar pelo Simples Nacional, dependendo da atividade da empresa e da faixa de faturamento em que está, não é interessante esta forma de tributação.
Para auxiliar nesta questão, a Lei Complementar nº 123, que é a lei que dispõe a respeito do Simples Nacional, deverá ser verificada. No artigo 18, por exemplo, são informadas as atividades dos anexos. Com isso, é possível saber em qual anexo a atividade está enquadrada. No caso de possuir mais de uma atividade, o contribuinte deverá ter atenção, pois as receitas deverão ser segregadas e informadas em seus respectivos anexos. Um exemplo seria uma empresa que possui comércio e serviço. Apesar de considerar o faturamento das duas atividades em conjunto para determinar a faixa da empresa no Simples Nacional, a receita sobre a atividade de comércio deverá ser enquadrada no Anexo I e a receita sobre a atividade de serviços, no Anexo III.

É importante destacar que os Anexos III, IV e V são relacionados a serviços. Portanto, deverá ser verificado em qual destes anexos a atividade se enquadra. Além disso, o Simples Nacional será recolhido em uma única guia, independente se as atividades estão segregadas em diferentes anexos.

Sempre verifique na legislação como será realizada a tributação das empresas. Pesquise e tenha segurança no trabalho desenvolvido. E não se esqueça, o planejamento tributário deveria fazer parte da rotina de qualquer empresa, independente do porte, as atividades e do tamanho.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).