Blog

IFRS 16 – Arrendamentos

Você já ouviu falar do IFRS? Pois bem, é a sigla que significa “Internacional Financial Reporting Standards”, uma série de normas e práticas contábeis que regem a contabilidade empresarial em todo o mundo. Parece chato, né? Mas olha só, eu vou contar uma história que vai fazer você dar risada – ou chorar – sobre como o IFRS pode ser uma trama digna de novela mexicana. Um belo dia, uma empresa foi surpreendida pelo IFRS 16. Foi um baita susto, já que essa norma estabelece uma nova forma de contabilizar contratos de arrendamento. Antes, os contratos eram classificados como operacionais ou financeiros e tinham uma distinção contábil específica. Agora, o IFRS 16 exige que todas as formas de contrato de arrendamento sejam contabilizadas como um contrato financeiro. Uau, que emoção! Mas, como toda trama mexicana, essa mudança na contabilidade veio com um monte de desdobramentos.

A empresa teve que identificar todos os seus contratos de arrendamento, inclusive aqueles que antes eram considerados operacionais, e registrar um ativo e passivo financeiro para cada um deles. Além disso, ela teve que avaliar o valor residual, valor presente e outas variáveis de cada contrato. Parece simples, né? Só que não. Para completar, a implementação do IFRS 16 pode atingir em cheio a política de remuneração dos executivos. Isso porque a avaliação dos contratos pode impactar diretamente nos resultados financeiros da empresa, que servem como referência para cálculos de bônus e outras gratificações. É drama que não acaba mais!

Mas, apesar de todo esse enredo, o IFRS 16 tem seu lado positivo. Ele tem como objetivo melhorar a transparência contábil, fornecendo uma visão mais clara do estado financeiro da empresa. Isso pode atrair mais investidores interessados em analisar resultados claros e objetivos. Ou seja, a trama pode até ser mexicana, mas o final feliz pode ser muito interessante. Então, se você se deparar com situações como essa, não se desespere. Respire fundo, faça uma pipoca e acompanhe as reviravoltas. Afinal, é melhor contar com as mudanças propostas pelo IFRS do que ficar a mercê da incompetência contábil. Que venham as normas, que venham as mudanças, que venham os dramas empresariais!

Se você chegou até aqui, tenho certeza que já sabe a importância do IFRS 16 para a contabilidade empresarial. Mas será que a sua empresa está pronta para implementá-lo? É um processo complexo e trabalhoso, que requer conhecimento especializado e muita paciência. Se você quer evitar dores de cabeça e o risco de erros contábeis, é hora de buscar ajuda especializada.

Nós, da BKR Lopes Machado, estamos prontos para ajudar! Temos uma equipe de especialistas em contabilidade empresarial e estamos preparados para implementar e revisar o IFRS 16, a tomar as melhores decisões financeiras mantendo a conformidade com as normas internacionais de contabilidade.

Não arrisque a sua empresa com erros contábeis. Fale conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo!


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).