Blog

Novos modelos de trabalho durante o isolamento social.

img_artigo

Levante a mão quem nunca pensou em home office numa segunda-feira de manhã chuvosa ou no transporte público precário e lotado. Home office é o sonho secreto de muitos. Com a pandemia devido ao COVID-19 poderemos notar após a quarentena a aceleração de novos modelos de trabalho. A necessidade de mão de obra qualificada aumentará à medida que os funcionários, prestadores de serviços e fornecedores terão um relacionamento à distância. As habilidades mais procuradas serão:

— Habilidade analítica;

— Pensamento crítico;

— Comunicação;

— Trabalho em equipe;

— Colaboração;

— Aprender a aprender.

Com as novas ferramentas de trabalho, as habilidades inter e intrapessoais, além das habilidades socio-emocionais serão um diferencial na carreira profissional. Há uma discussão entre os pesquisadores acadêmicos se estas habilidades são natas ou podem ser desenvolvidas. O fato é que o mercado já vinha buscando profissionais com estas habilidades. Com a aceleração dos novos modelos de trabalho poderemos encontrar no mercado:

— Contratos de carteira assinada: mensalista, horista, intermitente;

— Profissionais autônomos;

— Terceirização.

Estes modelos de contrato já existiam, porém, a pandemia está servindo para pulverizar estes modelos. Não haverá apenas a concentração em contratos de carteira assinadas. Se antes, os profissionais aceitavam trabalhos temporários enquanto buscavam um trabalho efetivo, hoje a realidade talvez seja que este modelo de contrato diminua cada vez mais. As empresas se adaptarão a não terem funcionários 40 horas por semana em suas dependências e os funcionários deverão administrar a nova realidade em relação aos seus rendimentos. Mais independência poderá significar menos recursos. A solução poderá ser empreender ou trabalhar para mais de uma empresa.

De qualquer forma, não há como resistir a estas mudanças. É importante conhecer o mercado em que você está inserido, quais são as características do trabalho que desenvolve, se você vive em uma em grande cidade ou no interior. Não existe uma lâmpada mágica que realize todos os seus desejos ou responda todas as suas perguntas.

O momento pede pé no chão, o máximo de planejamento possível e conversas sinceras sobre empregabilidade. Não é preciso aceitar tudo o que está sendo proposto em relação ao trabalho por aí, mas é preciso saber por qual caminho deseja seguir. Inclusive a respeito de home office. Geralmente os momentos mais difíceis são os que geram mais aprendizado. Invista em você, no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Qualquer que seja o caminho escolhido, ele será menos doloroso se você estiver preparado.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).