Blog

O que é consultoria inteligente?

O que é consultoria inteligente?

A compreensão do negócio do cliente é o início de qualquer projeto. Não é preciso um conhecimento profundo, mas é impossível desenvolver um projeto na mais completa abstração, sem entender, pensar, raciocinar e interpretar quem é o seu cliente e qual é a sua necessidade. Esta necessidade nem sempre está aparente, na superfície do mar de dificuldades que ele enfrenta. É preciso conhecer seu chão de fábrica, visitar todos os departamentos da empresa, saber como ela funciona e o papel de cada um dentro da organização. É levantar da poltrona acolchoada e sair da sala com ar condicionado e ir, de fato, ver e entender o que o cliente faz.

Assim, com um olhar aguçado, poder entender o que é causa e o que é consequência na empresa e tratar cada uma delas de acordo com suas características. Pois a capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito advém do conhecimento inicial do que é o negócio e como a consultoria pode ajudar a propor soluções para fortalecer os pontos fracos da empresa e minimizar as ameaças.

Porém, a capacidade de se adaptar a novas situações, raciocinar, compreender as relações entre os clientes, funcionários, fornecedores e com o próprio mercado auxilia no sucesso tão almejado. Pois ao constituir uma empresa, não há a expectativa de que a mesma encerre suas atividades prematuramente, o mesmo acontece com o profissional ao se candidatar a uma vaga de emprego. Mas a maturidade da empresa, depende muito do caminho que ela trilha.

Portanto, o início de um projeto não é quando começam a estabelecer metas e criar ferramentas para alcançar o sucesso. O início está na busca pelo conhecimento do negócio do cliente. Saber o que ele é, quem é e qual é o seu propósito permite objetividade e clareza nas soluções a serem oferecidas.

Os nomes podem ser os mais diversos: consultoria estratégica, gestão de soluções, consultoria inteligente. Não importa o nome, do mais moderno ao mais antigo, se não atingem o objetivo de auxiliar o cliente, não houve êxito, não foi útil e eficiente. Cabe aí uma reflexão de aonde o erro ocorreu, em que ponto houve falhas, erros e perdas de foco. E auxiliar o cliente não significa apenas apresentar soluções, mas principalmente, perguntas que o conduzam ao entendimento de como ele chegou até aquele ponto. Questionar as atitudes, as metas e a metodologia é um grande desafio, pois o que se espera de um consultor são ideias mágicas, que resolvam os problemas, de preferência, o mais rápido possível.

Uma consultoria inteligente, estratégica e dinâmica almeja que o cliente aprenda a solucionar seus problemas e a enxergar e aproveitar todo o potencial que possui. É um aconselhamento a respeito do que pode ser feito. Assim, todos crescem profissionalmente em parceria, sem dependência, de forma inteligente, estratégica e dinâmica.

 


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).