Blog

Passo-a-passo para realizar um planejamento tributário

img11_artigo

O planejamento tributário não é apenas a escolha do regime de tributação para a empresa naquele ano. Ele envolve as estratégias da empresa a curto e médio prazo, além de envolver outros setores. Vamos ao passo-a-passo:

1º Passo: Conheça a empresa
Não há como realizar um planejamento tributário se não conhece as atividades desenvolvidas pela empresa, seu ciclo financeiro e operacional, sua estrutura de capital e a os processos envolvendo não apenas o setor operacional, mas o administrativo também.

2º Passo: Conheça a legislação tributária
Não é necessário ser advogado, mas é imprescindível ter noções de Direito Tributário, Legislação Tributária, Contabilidade Tributária e Planejamento Tributário. Há livros e artigos ótimos a respeito. Uma boa pesquisada será de grande auxílio.

3º Passo: Entenda como é a apuração dos regimes tributários
Após a pesquisa sobre a teoria, verifique através de exemplos e exercício como funciona a apuração do Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e Simples Nacional. A composição da base de cálculo faz toda a diferença na apuração, desta forma é preciso compreender cada uma da forma mais completa possível.

4º Passo: Verifique o impacto do PIS e COFINS no planejamento
É importante considerar o Regime Cumulativo e Não Cumulativo no planejamento tributário. Via de regra, as empresas tributadas pelo Lucro Real apuram o PIS e COFINS pelo Regime Não Cumulativo e as empresas do Lucro Presumido, pelo Regime Cumulativo. Há algumas exceções que deverão ser consideradas. Porém, o mais importante é considerar a economia tributária como um todo, ou seja, não considerando apenas o Imposto de Renda e a Contribuição Social.

5º Passo: Conheças os planos da empresa a curto e médio prazo
Apesar do regime de tributação poder ser alterado todos os anos, as empresas, em geral, não o fazem, pois não é apenas os regimes tributários que mudam, mas os processos que envolvem a apuração dos tributos também. Por isso, é interessante conhecer as expectativas da empresa para os próximos anos, se há uma estratégia de expansão e uma projeção de orçamento e fluxo de caixa.

6º Passo: Crie cenários
Verifique como seria a tributação em cada opção da empresa através de cenários. Verifique os prós e contras de cada um. Lembre-se que o contador fornece as informações, mas nem sem é ele quem decidirá o regime tributário e, sim, os gestores da empresa.
Com isso, você terá uma ideia muito melhor de qual opção seria a mais interessante para a empresa. Lembrando que a escolha é realizável a cada ano e é irretratável. Ou seja, após o pagamento da primeira guia ou cota ou da entrega da declaração de rendimentos, a empresa não pode alterar o seu regime tributário para aquele ano.