Blog

Planejamento Tributário Tático (Nível gerencial)

img_artigo25

A primeira fase de um planejamento tributário pode ser chamada de estratégica e envolve os sócios e diretores da empresa. A segunda fase pode ser chamada de tática, ela envolve o nível gerencial. A equipe desta fase precisa equilibrar os desejos da equipe estratégica e auxiliar a equipe operacional. Ou seja, a equipe tática viabiliza as metas estabelecidas, através da escolha das ferramentas que serão utilizadas.

Por isso, é fundamental saber quais são as metas e os prazos a serem alcançadas. Existem muitas ferramentas no mercado, com objetivos distintos ou não. Porém, a questão é saber qual ferramenta atenderá as necessidades da empresa. Do contrário, haverá perda de tempo e dinheiro, sem falar no desgaste com as equipes estratégicas e operacionais.

Algumas das decisões que envolvem o planejamento tributário tático:

Conhecer a empresa: Antes de escolher o regime tributário de uma empresa, saber se o fluxo de caixa considera o pagamento dos tributos e outras questões práticas, é preciso conhecer a empresa, sua cultura, valores e metas. O planejamento tributário sempre é, ou deveria ser, personalizado. Não se pode ignorar as informações internas de uma empresa.

Dominar a legislação tributária: Depois de conhecer a empresa, o segundo passo é conhecer a legislação tributária. Buscar incentivos fiscais, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado para um bom planejamento e saber obter economia tributária através da legislação. Sem conhecer direito tributário, os regimes tributários e suas formas de aplicação, a margem de erro aumentará muito.

Formar uma equipe multidisciplinar: Uma equipe de planejamento tributário não deve ser formada apenas por contadores, ou apenas advogados. É preciso uma equipe multidisciplinar para que se tenha várias perspectivas e o resultado seja o melhor possível. Além disso, deve mostrar parceria, pois os acertos e erros são de todos.

Escolher um sistema fiscal e de gestão adequado: Assim como um sistema não funciona sozinho, uma equipe necessita de um sistema que otimize os processos e integre os setores da empresa minimizando as margens de erro, além de trazer economia de mão de obra e tempo.

Dialogar com a equipe estratégica: É preciso ter consciência que a equipe operacional é composta por técnicos, mas a equipe estratégica na maioria das vezes não. Eles não são contadores ou tributaristas. Precisam de uma linguagem simples, acessível para que possam compreender as necessidades e propostas em relação ao planejamento tributário. Uma boa comunicação facilita o consenso a respeito de um tema.

O cotidiano de quem trabalha na área tributária pode ser estressante, mas não precisa ser o tempo todo assim. Um bom planejamento com metas claras, podem facilitar para que não se apague incêndios todos os dias. Estar na equipe tática é colocar em prática as metas de médio prazo fazendo a intermediação entre as equipes estratégicas e operacionais.