Blog

Sobre o tempo preciso, perfeito e precioso.

img_artigo71

Quem tem contato com pessoas nascidas em outro país, ou brasileiros que vivem ou viveram muito tempo lá fora, costuma ouvir que a impontualidade brasileira chega a ser deselegante. Chegamos atrasados no trabalho, na consulta médica e nos eventos. Já é tão habitual que, se você chegar pontualmente a uma festa, é capaz que ainda não esteja tudo pronto. Porém, o tempo é democrático. Não importa sua cor, raça, classe social ou localização geográfica. O tempo continuará com 24 horas.

E conversando sobre isso, ouvi sobre o tempo preciso, perfeito e precioso. O tempo preciso é aquele em que você realiza o que necessita sem deixar para a última hora. Com isso, você evita uma sobrecarga desnecessária de estresse e ainda ganha a credibilidade de quem depende da sua informação. Muitas pessoas não conseguem identificar este tempo. O tempo preciso de mudar de emprego, ter um filho, começar um curso superior, estabelecer metas realistas. Com isso, aquele momento se perde e é necessário identificar outro tempo para que estes projetos se realizem. É como um cavalo selado que passa correndo por você. Se você não consegue identifica-lo vindo em sua direção, você não estará preparado para montá-lo quando ele se aproximar. O cavalo vai embora e com ele a oportunidade de abrir o próprio negócio, ou entender que a sua ideia não funcionou e é necessário partir para outro empreendimento, pensar melhor, readequar os planos. Em qualquer área da vida.

Ah, mas quando você faz algo no tempo preciso, ele se torna perfeito! É aquele tempo em que você sente a tranquilidade de quem estava no lugar certo, na hora certa. O tempo perfeito traz a satisfação e a recompensa do seu esforço. Pois o tempo preciso não é fácil de identificar e, por mais que esteja atento, nem sempre será alcançado. Quando este tempo se torna perfeito, é necessário aproveitar este momento de glória, colher os frutos de um trabalho arduamente executado e torna-lo precioso.

O tempo precioso tem como característica ser preciso e perfeito. Ele é precioso, pois além de bem aproveitado, rende bons frutos. É aquele momento em que você não sente que o seu esforço foi em vão. É ainda mais difícil de ser alcançado, mas é possível através de mudanças de hábitos e pensamentos. Se pararmos para analisar nossas atitudes e das pessoas ao nosso reder, perceberemos que o comportamento de uma pessoa é padrão. Quando você a analisa, pode identificar estes padrões e não se sentir surpreso em relação às suas atitudes.

Não podemos mudar as atitudes do outro, mas podemos criar uma nova mentalidade que traga realmente mudança de atitudes e faça com que o tempo seja melhor aproveitado. Nossa mente, nossas atitudes e nosso tempo. Com isso, o equilíbrio estará ao alcance e poderá ser conquistado de forma natural, pois o tempo preciso acontecerá com mais frequência. Claro que mudanças não são fáceis, mas são necessárias e inevitáveis. Então seria melhor se antecipar e criar oportunidades de aproveitamento do tempo.

Pense todos os dias se deseja que seu tempo seja preciso, precioso e perfeito e o que é necessário para que isso aconteça. Anote a data e as mudanças que você detectou a partir de então, desenvolva ferramentas que ajudem a construir estes resultados e colha os frutos. Eles surgirão.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).