Blog

Vale a pena uma graduação em Ciências Contábeis?

Portrait of a concentrated designer

Há uns 15 anos, quando comecei a graduação em Ciências Contábeis, eu tinha certeza do que eu queria. Acreditava que era uma área fascinante. Além disso, frequentemente ouvia que “contador pode até ganhar mal, mas nunca ficará desempregado”. Imagine uma profissão em que você não ficará desempregado nunca? É um sonho! Embarquei neste sonho cheia de expectativas.

Logo no primeiro semestre da graduação percebi que a contabilidade era muita mais ampla do que eu imaginava. Mas era isso mesmo o que eu queria. Ao longo do curso, pensei em que área me especializaria. Novamente ouvi que duas áreas pagavam bem: custos e tributos. Como o Rio de Janeiro não possuía tantas indústrias assim, optei pela área tributária que eu já me identificava muito. Eu não sabia exatamente como conseguiria um emprego na área de custos…

Depois destas duas definições, estudar Ciências Contábeis e me especializar em tributos, defini meu plano de carreira. Estudei e procurei oportunidades na área. São 15 anos de muitos estudos e trabalho. Não me arrependo da profissão que escolhi e dos 15 anos que vivi nesta profissão. Atualmente, além de consultora tributária, sou professora na graduação e pós-graduação, geralmente na área tributária. Quando penso no futuro profissional dos meus alunos, me pergunto se vale a pena uma graduação em Ciências Contábeis e como estarão os futuros profissionais daqui há 10 anos, por exemplo.

Sempre leio reportagens falando que a profissão contábil acabará. De forma muito simplificada, podemos dizer que a contabilidade é uma linguagem de negócios global. Alguns livros chegam a dizer, que o controle patrimonial, que era realizado antes mesmo da escrita existir, pode ser considerado uma contabilidade rudimentar. O fato é que a contabilidade é necessária para o controle, registro e mensuração dos fatos econômicos e financeiros.

A importância da contabilidade não diminuiu ao longo do tempo, o que mudou foi a necessidade de mão de obra. Os registros eram feitos manualmente, passaram então a serem feitos em máquinas datilográficas e, por fim, no computador. Hoje, há sistemas disponíveis no mercado que integram diferentes setores da empresa e diminuem a necessidade de mão de obra. Porém, estes sistemas precisam ser alimentados e não tomam decisões. O trabalho intelectual é realizado por pessoas.

Qual é o cenário vislumbrado para o futuro? O mercado com necessidade de mão de obra altamente qualificada na área. Porém, haverá muitas vagas? Não. O contador terá uma formação e função multidisciplinar? Provavelmente. A profissão acabará? Provavelmente não. Com isso respondido, vamos ao centro da questão: vale a pena uma graduação em Ciências Contábeis?

Se você levar em consideração que deverá se qualificar e atualizar constantemente, aprender inglês e atuar em conjunto com outros setores da entidade, então sim, vale a pena. A contabilidade é uma ferramenta de gestão mal compreendida e mal utilizada. Agora há a chance de permitir que os softwares realizem o trabalho braçal e repetitivo enquanto nos ocupamos com as decisões estratégias para o alcance dos objetivos de curto e longo prazos. Fique atento às mudanças da profissão para não acabar obsoleto.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).